O Bloqueio Contra Cuba

 

O bloqueio contra Cuba foi imposto pelo governo dos EUA em 1962. Todo o comércio entre os dois países foi proibido. No ano seguinte foram proibidas as viagens de cidadãos estadunidenses a Cuba. Os sucessivos governos dos EUA aprovaram leis e normas para tornas cada vez mais duras as restrições contra Cuba.

 

Em 1992 surge a primeira lei aprovada pelo Congresso daquele país, a "Lei Torricelli" que dizeia estar protegendo a segurança nacional dos EUA, mas na verdade o que pretendia era derrubar a Revolução Cubana. A lei reunia todas as medidas contra Cuba com a finalidade excluir o país da comunidade internacional. Esta norma invade a soberania de terceiros países quando, por exemplo, proíbe que navios de qualquer nacionalidade parem em portos dos EUA se antes comercializarem em qualquer porto cubano. E ainda multam empresas em outros países se fizerem negócios com Cuba. Em 1996o congresso norte americano promulgou a Lei Helms-Burton que reuniu todas as normas e demais legislações contra Cuba desde 1962, oprimindo cada vez mais o povo cubano.

 

 

 

 

É bloqueio, não é "embargo"!

 

De acordo com normas internacionais, o que o governo estadunidense aplica a Cuba é um bloqueio criminoso com a finalidade de isolar e asfixiar todo um povo sem que se tenha uma guerra declarada. Falamos de embargo quando um país, de forma judicial, retém bens de outro país para garantir o cumprimento d um acordo realizado legitimamente. Não se pode falar em embargo, pois Cuba não é devedora dos EUA. Nunca cometeu nenhum delito contra aquele país. Na verdade, Cuba foi a que mais sofreu ataques terroristas na História - patrocinado pelos EUA. E sofre este verdadeiro genocídio há mais de cinco décadas.

 

Os prejuízos encoônomicos e humanos são enormes. Desde 1992 a ONU vota contra o bloqueio. De 193 nações, 191 votam pelo fim desta insjusta punição aplicada um país que mantém, apesar de todas as dificuldades, solidariedade com os outros povos, enviando médicos, professores e todo tipo de ajuda humanitária a dezenas de países pobres em todo o mundo.

 

 

5 minutos de bloqueio:

☼ equivalem a todo o material necessário para construir uma casa de dois quartos;

 

2 horas de bloqueio:

☼ equivalem a todas as máquinas de braile de que precisam os cegos em Cuba;

 

5 horas de bloqueio:

☼ equivalem ao número anual de máquinas de hemodiálise de que precisam todos os doentes de Cuba;

 

6 horas de bloqueio:

☼ equivalem a toda a insulina anual necessária para os 32 mil pacientes do país;

 

1 dia de bloqueio:

☼ equivale a 139 ônibus urbanos;

 

3 dias de bloqueio:

☼ equivalem a todo o material escolar necessário no país.

 
 
►►Link para o panfleto
 
 
 
► Nescuba - Página Inicial ◄