Entre os dias 07 a 14 de Outubro de 2018 , será realizado o oitavo programa de visitas à escolas em Cuba, esta é uma grande oportunidade para conhecer o sistema de ensino cubano.

Sistema de ensino em Cuba

Os alunos cubanos tiram notas muito mais altas em exames internacionais que as crianças de outros países latino-americanos, incluindo o Brasil. "A educação de Cuba oferece à maioria dos alunos uma educação básica que somente crianças de classe média alta recebem em outros países da America Latina", explica o economista Martin Carnoy, da Universidade de Stanford (EUA), que conduziu um estudo comparativo entre os sistemas educacionais do Brasil, Chile e Cuba. Carnoy foi a campo e colheu evidências que jogam luz sobre os principais problemas brasileiros. O resultado é o livro A vantagem acadêmica de Cuba - Por que seus alunos vão melhor na escola, publicado no Brasil pela Ediouro. Nele, Carnoy mostra que o ótimo desempenho dos estudantes cubanos é resultado de um sistema educacional que dá oportunidades iguais para todos os alunos, que estudam em um ambiente mais seguro e menos desigual que o brasileiro.

  O economista filmou salas de aula em Cuba e no Brasil e cronometrou o tempo dedicado a explicação dos conteúdos pelos professores. Assim, procurou entender como uma sociedade com renda per capita menor que a brasileira consegue promover uma educação de muito melhor qualidade para todos os jovens de sua população. Suas descobertas provam que é possível avançar. "Embora nem tudo em Cuba seja transferível para outras sociedades, acredito que as lições são claras", explica o especialista. Para ele, os principais ensinamentos da experiência cubana são o recrutamento dos melhores alunos do ensino médio para o magistério, as boas escolas de formação de professores, a garantia de que os alunos são saudáveis e estão bem alimentados e o sistema de supervisão dos professores, voltado para a melhoria do ensino.

 (Fonte Educar para Crescer - Editora Abril)

 

 

 O Programa tem o apoio do Ministério da Educação de Cuba e é auspiciado pela Universidade de Havana e é dirigidos para Professores, pesquisadores, Diretores de Escolas, Gestores em Ensino, e interessados em Educação.

 

 Sao 07 dias conhecendo Escolas de todos os níveis em Havana, com palestras e troca de informações  com Gestores  de Escolas e Universidades, incluindo um passeio cultural a todos os pontos históricos da Revolução Cubana e  a Vinales - para ver como é processado o maior produto de Cuba - o Tabaco e ainda passeio de barco pelo Rio subterrâneo que corta as Cavernas de Vinales. .

 

Havera ainda um dia livre para conhecer o  balneário de Varadero ou para atividades independentes.

 

Visita a Faculdade de Ciências Pedagógicas Jose Varona com palestra acerca de formação profissional

 

Escolas Visitadas : 

Escola Dora Alonso  - ganhadora de premio Mundial em Educação Especial

Escola Amiguitos de Polonia - Especializada em Educação infantil  de 0 a 6 anos

Escola de Educação de Adultos - Para adultos e terceira idade

Escola de Musica  - Com apresentação dos alunos (alguns deles com trabalhos no Exterior)

Escola de Belas Artes - interação com os alunos

Escola de Educação Basica - interação com a aula

Faculdade de Pedagogia  - Palestra sobre formação de professores

Universidade de Havana - Conferencia sobre a   Educação em Cuba  e Entrega de Certificados 

 

Alem das visitas nosso grupo desfrutará dos maravilhosos passeios em Varadero e Havana para conhecer a rica Historia de Cuba e suas belissimas praias.

 

 

Mais informações: http://www.lionstours.com.br/visitas_a_escolas_117.html